quarta-feira, 2 de março de 2016

O Dom da Piedade


Gosto de iniciar nossa reflexão com citações da catequese do Papa Francisco, no Vaticano. Veja o que ele diz sobre o dom da piedade: "Este dom não está relacionado com 'ter compaixão de alguém' ou 'ter piedade do próximo'; pelo contrário, indica a pertença do cristão a Deus, a sua ligação profunda com Ele". Essa nossa ligação é o que faz com que nossa vida tenha sentido e o que ajuda cada pessoa a manter-se firme "mesmo nos momentos difíceis e conturbados".

A partir de anúncio, fica claro que o dom da piedade brota da gratidão. Surge no coração do cristão que mantém uma relação de amizade com o Senhor. Assim, podemos dizer que o dom da piedade gera em nós uma amizade com Deus, que muda a nossa vida e nos enche de entusiasmo e alegria.

Esse dom suscita em nós a gratidão e o louvor. Piedade, então, é sinônimo de "Autêntico espírito religioso e intimidade filial com Deus".

Assim, devemos saber que a nossa amizade e intimidade com Deus, por meio da piedade, deve nos levar a dirigir essa amizade, transformada em amor, ao próximo. "A piedade nos torna capaz de amar a Deus e reconhecê-lo no próximo", amando-o como ao próprio Cristo.

Ainda no dizer do Papa, não podemos confundir piedade com "pietismo". Ter piedade não é fechar os olhos, fazer cara de imagem, fazer de conta que é um santo. Não. O dom da piedade significa alegrar-se com quem está alegre, de chorar com quem chora. É estar próximo de quem está sozinho ou angustiado, de corrigir quem está no erro, de consolar quem está aflito, de acolher e socorrer quem está precisando.  Ele nos leva a amar o que é de Deus: a oração, a santa missa, a vida sacramental, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração do Terço e o desejo de pregar e testemunhar a Palavra de Deus.

(Pe. Adilson Ulprist)

Um comentário:

Algodão Tão Doce disse...

É Páscoa! Cristo está vivo, o túmulo está vazio, Ele ressuscitou!!! A mais bela festa dos Cristãos.
Crentes no Amor de Deus Pai que nos deu seu Filho Jesus Cristo que permanece conosco pela força do
Espírito Santos, seguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano,
harmonioso e de doação.
Todos somos promotores da Paz!
Feliz, Santa e Abençoada Páscoa.
Um doce abraço, Marie.